top of page
log-eTw.jpeg

O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus + da União Europeia. Tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O que é a Ação eTwinning?

A Ação eTwinning foi criada, em 2005, para dar aos professores a

oportunidade de trabalharem colaborativamente, aprenderem uns com os outros, partilharem pontos de vista e terem oportunidade de frequentar eventos de desenvolvimento profissional.


O eTwinning pretende promover, em professores e alunos, a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural. Para isso, é necessário que se estabeleça uma associação de, no mínimo, duas escolas de dois países europeus, que utiliza as TIC para desenvolver em conjunto uma atividade pedagógica relevante. Pode acontecer a vários níveis: um intercâmbio entre dois professores individualmente, entre duas equipas de professores ou de áreas departamentais e respetivos alunos, dois bibliotecários ou dois coordenadores.


A visão eTwinning prevê associações educativas em que os diferentes atores educativos (professores, órgãos de gestão e alunos) se comprometem numa atividade a múltiplos níveis. Poder-se-á chegar a trabalhar uma gama ampla de disciplinas e temas do currículo. É, portanto, um trabalho que implica um forte compromisso das e entre as partes envolvidas.


Em Portugal, o eTwinning pode contribuir cabalmente para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, concorrendo para a operacionalização da autonomia e flexibilidade curricular preconizadas no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.


eTwinning: Sobre

QUEM PODE PARTICIPAR?

A Ação é dirigida a todas as escolas europeias, de todos os ciclos e níveis de ensino, regular ou profissional, públicas ou privadas, que se inscrevam no Portal eTwinning. Os professores destas escolas ficam habilitados a elaborar e a desenvolver projetos que envolvam alunos e docentes e, eventualmente, órgãos de gestão. A finalidade é promover a participação de um número alargado e crescente de turmas em atividades conjuntas com outras escolas, privilegiando a dimensão multilingue e multicultural, no âmbito de todas as áreas curriculares.

Em Portugal, o eTwinning pode contribuir cabalmente para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, concorrendo para a operacionalização da autonomia e flexibilidade curricular preconizadas no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Os projetos eTwinning constituem uma excelente oportunidade de promover a educação inclusiva (Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho), contribuindo para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.

eTwinning: Bem-vindo

O ETWINNING NO AEGE

PROJETOS ATIVOS

hands-1167618_1920.jpg

PROJETOS FINALIZADOS

eTwSchool.jpeg

O Agrupamento de Escolas Gil Eanes, galardoado com o Selo de Escola eTwinning, desenvolve este tipo de projetos desde 2006.
Atualmente, o Embaixador eTwinning para a região do Algarve desempenha funções neste agrupamento.

Os projetos eTwinning atualmente em desenvolvimento abrangem diferentes temáticas, envolvem diferentes professores e alunos, tanto do ensino básico como do ensino secundário.
No que respeita à tipologia dos projetos, alguns são apenas projetos eTwinning enquanto outros complementam os projetos Erasmus+ em implementação no agrupamento.

eTwinning: Atualidades
bottom of page