top of page

COARCC

A Comunicação, a Arte e a Curiosidade Científica

2020-PT01-KA101-078220

log-aege.jpg
KA101 - COArCC: Sobre

PLANO DE DESENVOLVIMENTO EUROPEU

2020-2022

Um dos grandes desafios do AEGE tem sido a tentativa de conseguir encontrar uma identidade única, que se manifeste horizontalmente na forma como os diferentes ciclos, estabelecimentos de ensino e populações docentes e discentes se encaram e reconhecem, mas sobretudo que se consubstancie de forma vertical num conjunto de características que individualizam o AEGE e o tornam uno.


Nesse sentido, foi feito um trabalho profundo de reflexão sobre os problemas que nos caracterizam, as medidas de resolução que fomos implementando, e as motivações e capacidades que nos unem. É com esta história que chegamos ao presente, um presente em que temos a plena consciência das situações que queremos resolver, das que queremos desenvolver e daquelas em que nos queremos envolver. A Comunicação, a Arte e a Curiosidade Científica são as três áreas com que nos queremos identificar e pelas quais queremos que o AEGE, os seus professores e, sobretudo, os seus alunos sejam conhecidos. Com o quadro legal presente, abrem-se possibilidades de avançarmos na realização das nossas intenções, de forma capaz e  acompanhada, por isso refletimos novamente sobre quem somos, o que nos preocupa e o que nos é particular, construindo o presente plano de desenvolvimento europeu, a par do plano de inovação atualmente em fase de implementação no agrupamento, que é também a nossa forma de nos revermos no plano nacional das artes, que passamos a integrar oficialmente, e cujos pressupostos essenciais já constituem uma parte significativa da nossa prática e identidade.


Assim, este plano de desenvolvimento europeu, para o biénio 2020-2022, incide sobre 3 eixos:


1. Pedagogia e Didática em sala de aula:
Partindo da formação base do pessoal do agrupamento, juntamente com o seu percurso profissional, as exigências do presente quadro legal para a educação e as diretrizes do Plano de Inovação do AEGE, pretende-se contribuir para a formação integral do pessoal docente, possibilitando-lhe o contacto com diferentes realidades pedagógicas consentâneas com as políticas europeias; assim, espera-se que os docentes do nosso agrupamento possam verificar,
questionar e integrar refletidamente práticas e soluções variadas de outros países no que respeita à aplicação de
metodologias ativas, desenvolvimento da criatividade, capacidade de resolução de problemas, espírito crítico e intervenção cívica, métodos de avaliação que tenham uma vertente formativa e reguladora, mais preocupada com os processos de desenvolvimento de competências do que com as classificações; pretende-se ainda que os docentes fiquem dotados de uma perspetiva europeia da educação, que será visível no trabalho que os elementos nele envolvidos desenvolverão com os diferentes colegas, alunos e comunidade educativa em que o agrupamento se insere.

A necessidade de introdução de novas temáticas nas disciplinas de oferta de escolar, e também nas diferentes
disciplinas do currículo, poderá ser otimizada através deste plano de formação, nomeadamente ao nível da educação artística, um dos projetos estruturantes do agrupamento, da educação para a cidadania e da inclusão. Uma vez que este agrupamento é composto por escolas que lecionam os mesmos níveis de ensino, embora geograficamente afastadas (e também socioeconomicamente distintas) ambiciona-se uma conjugação de esforços para que efetivamente se possam criar dinâmicas de trabalho colaborativo com vista a otimizar globalmente o processo educativo, sustentado no trabalho interpares, na gestão/resolução de conflitos, no apoio e acompanhamento de alunos.

2. Escola - comunidade:
Pretende-se a concretização efetiva de dinâmicas de trabalho em equipa, não apenas interpares, mas incluindo também outros elementos do staff, dado desempenharem um conjunto de funções que, pela sua especificidade, podem levar a uma melhor consecução do trabalho desenvolvido em todo o agrupamento, o que, consequentemente, acaba por
implicar os pais e encarregados de Educação, assim como as diferentes entidades com quem, a nível local, o
agrupamento já colabora. É também desejável encontrar formas de promover a integração da comunidade na escola, tornando-a num ponto de referência local no que respeita ao plano artístico, científico e cívico; nesta perspetiva, não será apenas a escola a usufruir do que a comunidade tem para dar, mas também a escola a integrar-se e a construir-se como referência para que a comunidade local aí se desloque e usufrua do que a escola terá para oferecer.


3. Gestão Escolar
pretende-se que a gestão escolar, não apenas a nível da Direção, mas sobretudo das estruturas intermédias contactem com realidades de organização e gestão de recursos, humanos na sua maior parte, que sejam relevantes para introduzir
a mudança no funcionamento do AEGE, de acordo com as mudanças que se avizinham e as intenções do respetivo Plano de Inovação.

KA101 - COArCC: Nossa missão
abstract-4794135_1920.jpg

OBJETIVOS

Como principais objetivos, destacam-se:
1. "Pedagogia e Didática em sala de aula":
a) promover metodologias ativas e abordagens inovadoras à aprendizagem;
b) melhorar as competências dos profissionais para responder às necessidades individuais dos alunos e para lidar com
a sua diversidade social, cultural e linguística;
c) Dotar os professores de conhecimentos, metodologias e atitudes que lhes permitam, junto dos alunos:
melhorar as competências linguísticas e de comunicação;
desenvolver o espírito criativo, crítico e a capacidade de resolução de problemas;
desenvolver o espírito de cidadania, de intervenção na comunidade e no meio escolar;
promover o gosto pela arte, através da fruição e produção, como forma de representação estética, intervenção social,
comunicação e expressão do indivíduo;
conciliar o domínio de novas tecnologias (sobretudo aproveitadas para a comunicação e construção do conhecimento) com o desenvolvimento físico, a relação com o meio ambiente e a saúde mental e física;
desenvolver formas de apropriação do conhecimento científico e desenvolvimento de práticas de descoberta neste âmbito.


2. "Escola - Comunidade":
Conhecer formas diversificadas de promoção da escola junto da comunidade;
Conhecer estratégias para a participação colaborativa do Pais/Encarregados de Educação na vida escolar;
Contactar com exemplos de envolvimento de empresas, associações e universidades (públicos e privados) locais no desenvolvimento dos propósitos da escola, no conhecimento antecipado de ofertas de formação superior e nas perspetivas de futuro dos alunos, nomeadamente no que respeita ao mecenato, formação e empregabilidade.


3. “Gestão":
Conhecer modelos de organização escolar diversificados e apropriados às atuais políticas educativas;
Conhecer estratégias inovadoras para a gestão pedagógica da escola;
Desenvolver estratégias de gestão de recursos humanos e de liderança;
Conhecer formas de simplificar os procedimentos administrativos e burocráticos.

KA101 - COArCC: Bem-vindo
Library

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE DOCENTES / ELEMENTOS DO STAFF

2020-2022

O candidato deve submeter o formulário online especificamente criado para o efeito (a disponibilizar a todos os professores / elementos do staff do agrupamento aquando da abertura das inscrições).

O formulário referido no parágrafo anterior solicita os seguintes dados:

  1. Identificação do professor / elemento do staff que se candidata;

  2. Grupo disciplinar / função exercida no agrupamento;

  3. Tipologia de formação a frequentar (job shadowing ou curso estruturado);

  4. Motivação inerente à candidatura apresentada;

  5. Demonstrar e enquadrar os objetivos da formação e a sua articulação com os objetivos do plano de inovação e do projeto educativo da escola/agrupamento;

  6. Plano de disseminação dos resultados da formação recebida (junto dos alunos / elementos do staff com quem interage, encarregados de educação, comunidade em que o agrupamento se insere).


Nota: uma vez que a candidatura apresentada está diretamente relacionada com o plano de inovação em fase de implementação neste agrupamento de escolas, a Direção do agrupamento poderá designar elementos-chave, de entre os professores e staff, para participarem em atividades de job shadowing ou cursos estruturados específicos.

KA101 - COArCC: Nossa filosofia
bottom of page