top of page
Students Taking Exams

T.I.T.L.E.

2020-1-HR01-KA229-077772_4

T.I.T.L.E. - Teaching, Improving and Training Literacy Education

Coordenador do Projeto

E10187114

Osnovna skola Fran Koncelak Drnje - Croatia

Parceiros

E10178172

Tartu Raatuse Kool - Estonia
E10026830

Agrupamento de Escolas Gil Eanes - Portugal
E10188004

Istituto Comprensivo Ramiro Fabiani - Italy

No AEGE, o projeto é coordenado pela professora Ana Teresa Oliveira

KA229 - T.I.T.L.E.: Programa acadêmico

O PROJETO

A OCDE publicou os resultados do estudo PISA de 2018, no qual os alunos croatas, portugueses e italianos apresentam resultados medianos, no que diz respeito à literacia da leitura, enquanto que os alunos estonianos ficaram em 5º lugar entre os países testados.

As fragilidades no desenvolvimento de competências de literacia da leitura estão cada vez mais associadas ao insucesso escolar dos alunos, com repercussões em todas as áreas disciplinares. Por isso, decidimos melhorar essas habilidades, guiando-nos pela definição do PISA para literacia da leitura, como sendo “a capacidade de um indivíduo compreender, utilizar, avaliar, refletir e de se envolver na leitura de textos escritos, com a finalidade de atingir os seus objetivos, de desenvolver os seus conhecimentos e o seu potencial e de participar na sociedade”.

Este projeto constitui-se como um conjunto de ações e atividades que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento de competências nesta área.

KA229 - T.I.T.L.E.: Bem-vindo
Teacher Writing a Formula on a Blackboard

PRIORIDADE

“Apoiar os alunos na aquisição e desenvolvimento de competências essenciais e competências-chave”

KA229 - T.I.T.L.E.: Atualidades

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Desenvolver e melhorar as competências de literacia da leitura dos alunos.

b) Melhorar as competências de literacia linguística dos alunos.

c) Popularizar a leitura de diversos tipos de textos em fontes impressas e digitais.


PROCESSO DE TRABALHO

No projeto estarão envolvidos ativamente cerca de 100 professores e cerca de 900 alunos, entre os 11 e os 15 anos, de todas as escolas parceiras. Uma parte substancial das atividades será dinamizada por professores de línguas (principalmente da língua materna) e professores bibliotecários, mas o projeto envolverá todas as disciplinas. Os pais e encarregados de educação terão a oportunidade de participar em algumas das atividades do projeto.


Serão privilegiados os métodos ativos de aprendizagem, tais como a escrita criativa, a metodologia de projeto, o trabalho criativo, o pensamento crítico, a resolução de problemas, o recurso a jogos de pesquisa e a aprendizagem colaborativa, entre outros.


Assumindo um papel ativo durante o desenvolvimento do projeto, os alunos aprenderão como abordar diferentes tipos de textos, o que levará à melhoria dos seus conhecimentos gerais. Serão capazes de identificar notícias falsas ou sensacionalistas, recorrendo à pesquisa de autores e assuntos em bases de dados científicas. Os alunos vão desenvolver a capacidade de se expressarem e de expressarem as suas emoções, através da escrita e oralmente, graças ao desenvolvimento das suas competências linguísticas e do crescimento do seu vocabulário. A aquisição e a aplicação das regras de expressão da linguagem, da leitura e da escrita na língua materna e nas línguas estrangeiras, bem como o desenvolvimento da leitura de textos diversos em fontes impressas e digitais também constituem competências a adquirir no decurso deste projeto.


Os alunos de todas as escolas parceiras irão aplicar as competências adquiridas nas suas atividades e vão escrever uma história conjunta, na forma de uma banda desenhada, sobre as mudanças climáticas.


É de referir o papel a desempenhar pelas bibliotecas municipais, enquanto agentes de cooperação, na dinamização de vários workshops, principalmente durante as mobilidades.


No final deste projeto, as escolas parceiras ficarão com um conjunto de cartões ilustrados com base nos livros que os alunos leram, que podem ser usados ​​para uma variedade de propósitos, desde estimular a criatividade e escrever histórias à dinamização de workshops sobre competências sociais e emoções. Além disso, serão publicados e divulgados uma coleção de exercícios para o desenvolvimento das competências de leitura, conjuntos de cartões ilustrados e de livros táteis. Estes materiais serão bastante úteis, principalmente para professores que trabalham com alunos com menos oportunidades.


A plataforma eTwinning, mais especificamente o TwinSpace, será utilizado no âmbito deste projeto para publicação de materiais relacionados com as atividades desenvolvidas em cada escola, enquanto suporte de comunicação entre os parceiros e para monitorização da implementação das atividades programadas. 


As atividades realizadas durante o projeto serão avaliadas através de questionários e/ou debates. Os resultados obtidos irão dar uma visão sobre o progresso da aquisição de competências pelos alunos. Cada mobilidade será avaliada, e os resultados irão contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho dentro do próprio projeto. No final do primeiro e do segundo ano do projeto, o coordenador avaliará se as tarefas foram cumpridas de acordo com o cronograma e/ou com os objetivos inicialmente definidos. A avaliação contínua dos resultados das aprendizagens dos alunos e da progressão do projeto garantirá que os objetivos sejam cumpridos.

bottom of page