top of page

RIZE

2020-1-PT01-KA229-078736_1

RIZE - Risk Impact Zones Environments

Coordenação do Projeto

E10026830

Agrupamento de Escolas Gil Eanes - Portugal

Parceiros

E10083780

Lycee d'Enseignement General et Technologique Frantz Fanon - France
E10184181

Istituto Istruzione Superiore Orso Mario Corbino - Italy
E10205511

2nd Geniko Lykeio Argostoliou - Greece
E10001562

Gymnasio Makedonitissas - Cyprus
E10183538

Professional School of Ecology and Biotechnology "Prof. Dr. Asen Zlatarov" - Bulgaria

Professor Coordenador: Mário Guedes

door-673000_1920.jpg
KA229 - RIZE: Sobre

O PROJETO

Porque é que as pessoas e as comunidades se expõem ao perigo? Como é que a comunidade gere os responsáveis ​​por mitigar perigos e manter as pessoas seguras?


Centenas de milhões de pessoas em todo o mundo optam por viver em áreas sujeitas a inundações severas, incêndios florestais, furacões, terremotos, vulcões. Uma causa central desse problema é o mal-entendido sobre probabilidades. Embora esses eventos possam vir a ocorrer a médio/longo prazo, terremotos, tornados ou inundações acabam por ser eventos de baixa probabilidade.


Uma vez que as sociedades terão que conviver com mudanças nas condições ambientais e, portanto, precisam desenvolver a sua resiliência reduzindo as vulnerabilidades aos perigos naturais e, consequentemente, ter uma perspectiva mais clara sobre o "risco", os alunos devem estar cientes não só dos riscos que enfrentam hoje em dia, mas também do aumento de riscos futuros, causados principalmente pelas atividades do Homem. Mesmo os riscos que eles não reconhecem como uma ameaça no presente, estes serão uma ameaça à medida que envelhecem, por isso, é imperativo despertá-los para as questões de risco e vulnerabilidade.


Principal prioridade - “Metas ambientais e climáticas”


Objetivos específicos:

a) «Compartilhar boas práticas, dentro de um processo colaborativo internacional, sobre“ redução do risco de desastres ”- DRR (ao nível local, regional, nacional e internacional)»;

b) «Incutir a necessidade de promover ações de informação ao público que motivem os alunos a aderir a projetos que aumentem a sua preparação para uma situação de emergência» ou «realce o papel da cooperação internacional na preservação do património natural e na promoção do desenvolvimento sustentável.».


Este projeto incide num conhecimento mais aprofundado sobre o conceito de perigo e risco, relacionado com as causas naturais, desta forma, todas as atividades de “Aprendizagem Ensino e Formação” têm enfoque num tipo de risco.

Com isso, será mais fácil para alunos e professores adquirir, in loco, informações precisas sobre a realidade de cada um dos parceiros, e cada abordagem de “risco” do parceiro.

Embora o projeto implique a mobilidade de alunos (dos 10 aos 18 anos) e de professores, será também necessário o envolvimento de outras entidades para as atividades realizadas durante os diferentes eventos de aprendizagem (como, por exemplo, pais e voluntários do comunidade local e autoridades locais e universidades).


Ao considerar significativo e muito relevante avaliar os objetivos do projeto de forma a ver o seu real impacto nos nossos alunos, nas nossas escolas e em toda a comunidade, todos os participantes irão avaliar em que medida o projeto não só inova práticas na nossa era digital mas também promove o envolvimento, a conexão e o desenvolvimento de competências dos jovens.

Paralelamente, os professores irão avaliar se o projeto desencadeia alterações na dinâmica de sala de aula, envolve diferentes setores da comunidade educacional, melhora as competências digitais e linguísticas, promove a dimensão europeia, aproxima a comunidade educacional de outras culturas, estimula o uso e experimentação de novos recursos e ferramentas digitais e incentiva a aprendizagem cooperativa.


O projeto RIZE será uma metodologia seguida por cada instituição parceira, pelo que o impacto esperado em cada participante está centrado na melhoria dos recursos numa abordagem “Risco” como forma pedagógica de aprender e trabalhar na escola. Ao mesmo tempo, o projeto promoverá melhorias na sensibilização para o conceito de “risco” e permitirá construir melhores metodologias de trabalhos através do envolvimento de diferentes países europeus.


Assim, espera-se que os resultados venham a desencadear uma mudança e, também, enriquecer a visão e as políticas ambientais das diferentes escolas envolvidas e mesmo da comunidade envolvente.


O plano de divulgação, procurará expandir todas as metas e resultados do projeto que ocorrerão em vários níveis, nas escolas, nos níveis local, regional, nacional e europeu; além disso, as atividades de divulgação são concebidas em função dos grupos-alvo a abranger: a criação de momentos formais de divulgação das diferentes atividades implementadas; partilha de documentos em diferentes média; Informações e testemunhos publicados nos sites de cada escola parceira; promover a participação de representantes dos alunos e funcionários, envolvidos neste projeto, nos conselhos municipais de educação; divulgação em congressos, encontros de formação (presencial e online).


Por último, o trabalho na Plataforma eTwinning irá contribuir para divulgar as atividades a nível europeu e dar uma ideia das competências e do valor acrescentado que esta experiência terá concretizado.

KA229 - RIZE: Nossa missão
bottom of page